O governador Gladson Camelí participou, na manhã desta sexta-feira, 3, de uma reunião com representantes da governança do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), política pública pioneira que tem como base o reconhecimento do valor da floresta em pé e o incentivo à produção sustentável no Acre.

O encontro contou com a presença de integrantes da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), da Câmara Temática de Mulheres (CTM) e da Câmara Temática Indígena (CTI). Durante a reunião, os participantes destacaram a importância do diálogo entre governo e sociedade civil para fortalecer as ações de conservação ambiental.
Na ocasião, Gladson Camelí reforçou que o Acre continuará sendo referência em políticas ambientais baseadas na valorização da floresta e no respeito às comunidades que vivem nela. “Nosso compromisso é seguir fortalecendo a governança participativa e ampliar ainda mais os resultados positivos para o Acre”, afirmou o governador.

“Essa é uma oportunidade de escuta e de transparência com representantes de diferentes segmentos da sociedade civil e por instituições governamentais. Quero sempre estar a par do andamento, acompanhar as ações e contribuir para o aprimoramento da política ambiental do Acre”, garantiu o chefe de Estado.
O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, ressaltou que o fortalecimento da governança é essencial para ampliar o alcance e a eficiência das ações do sistema.

“O Sisa é um exemplo de política ambiental participativa, que une governo e sociedade com o objetivo de proteger a floresta e gerar desenvolvimento sustentável. Reuniões como esta reforçam nosso compromisso com a transparência, com o diálogo e com o aprimoramento contínuo dos programas que incentivam os serviços ambientais no estado”, destacou Leonardo.
Criado pela Lei Estadual nº 2.308/2010, o Sisa reúne um conjunto de estratégias e instrumentos que beneficiam quem produz com sustentabilidade e conserva o meio ambiente. Suas ações buscam incentivar a manutenção e a ampliação da oferta de produtos e serviços ambientais no Acre, como forma de enfrentar os desafios das mudanças climáticas, tanto na mitigação dos impactos, como o aquecimento global, quanto na adaptação às novas condições climáticas.