Juruá: Pacto busca regularização do transporte coletivo e "Passe Livre" para universitários

  • 28 de April de 2015

Ufac CZS2O senador Gladson Cameli (PP-AC), atendendo a um pedido do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, reuniu na manhã desta segunda-feira (27) no gabinete do prefeito Vagner Sales, em Cruzeiro do Sul, os representantes do sistema de transporte coletivo, do Campus Universitário, prefeitos, empresários e vereadores, para pactuar a regularização do transporte público na região.

Gladson lembrou que o Senado através da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vem legislando no sentido de dar mais transparência ao setor em todo o país, e estudando incentivos para redução das tarifas de ônibus com isenções de impostos e contribuições por meio do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup).
“A redução das tarifas é uma das principais reivindicações das manifestações populares que tomaram as ruas do país. Esse encontro visa, além da regulamentação do transporte na segunda maior cidade do estado, garantir o programa “Passe Livre” da Universidade Federal do Acre que diretamente vai beneficiar cerca de 1,2 mil estudantes em Cruzeiro do Sul.
Segundo o pró-reitor da Ufac em Cruzeiro do Sul, Thiago Rocha, para que os acadêmicos tenham direito ao “Passe Livre” o sistema precisa estar regulamentado. O subsídio é financiado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Temos que elogiar a ação do senador Gladson Cameli que atendeu a um pedido da nossa reitoria e dos acadêmicos e acreditamos que agora essa regulamentação sai definitivamente do papel”, acrescentou Thiago.
O prefeito Vagner Sales disse que a assessoria jurídica do município está em fase de conclusão do Projeto de Lei, que será encaminhado em caráter de urgência à Câmara Municipal, e aberta uma licitação para as empresas interessadas.
IGARAPÉ PRETO – Ainda em audiência com o prefeito Vagner Sales, Cameli discutiu as estratégias do projeto de revitalização do Igarapé Preto. O senador lembrou que já existem estudos pela Universidade Federal do Acre, inclusive uma análise morfométrica da bacia hidrográfica.igarape
O prefeito Vagner Sales lembrou os investimentos na ordem de R$ 17,5 milhões, anunciados pelo Executivo Estadual, para revitalização da bacia hidrográfica não aconteceu, e disse que já está concluído o estudo topográfico encomendado pela prefeitura para realização da obra pelo município.
“Vamos agendar uma audiência com o ministro da Aviação Civil, Elizeu Padilha, para apresentação desse estudo, e definir a área que será destinada ao município. A partir daí, mobilizaremos com a bancada federal os recursos necessários para revitalização do igarapé, que é um patrimônio ambiental do Juruá”, garantiu o senador Gladson Cameli.

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!

Comentários

Siga nas redes sociais:

Receba Novidades