Cameli cobra informações do MEC sobre a nova edição do Fies

  • 18 de June de 2015

Senador Cameli em aparte no PlenárioO senador Gladson Cameli, PP-AC, apresentou no Senado Federal requerimento solicitando informações do Ministério da Educação sobre a nova edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, que foi anunciada pelo ministro Renato Janine Ribeiro, na semana passada.

Um dos principais questionamentos do senador foi em relação ao número de vagas que serão disponibilizadas nesta nova edição e de que forma essas vagas serão distribuídas entre as regiões e os Estados. Além disso, Cameli também questionou quais serão os critérios para o estudante ingressar no programa e se as taxas de juros irão ter reajuste.

“Esses questionamentos vão esclarecer um conjunto de informações fundamentais para que instituições e estudantes de todo o País se organizem para lidar com as novas regras. Mais que isso, trata-se de garantir à sociedade que o Fies continuará sendo uma janela aberta para que se vislumbrem, por meio da educação superior, novos horizontes de produtividade e de cidadania para o Brasil, nos termos do Plano Nacional de Educação”, ressaltou Cameli.

O senador também reiterou a importância do MEC apresentar documentação sólida e consistente, que indique com clareza o acerto da opção por priorizar alguns cursos em detrimento de outros.

“A educação precisa sempre ser prioridade em nosso país. Programas como o Fies contribuem bastante para que a população mais carente, que não tem como pagar uma faculdade, entre no curso superior. Esse requerimento de informações é de extrema importância, precisamos saber onde serão abertas novas vagas. Quero saber quantas vagas serão destinadas para a região Norte, com destaque para meu Estado do Acre”, afirmou o senador.

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!

Comentários

Siga nas redes sociais:

Receba Novidades