Evento marca 40 anos da presença feminina na PM e governador destaca respeito e reconhecimento: ‘Legado jamais esquecido’

Em um discurso marcado por simbolismo e reconhecimento, o governador do Acre, Gladson Camelí homenageou as policiais militares durante a abertura do seminário “Caminhos de honra – 40 anos das mulheres na Polícia do Acre”, realizado na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório da OAB, em Rio Branco.

A data remete ao 6 de outubro de 1985, quando cinco mulheres ingressaram no curso de sargento da Polícia Militar do Acre (PMAC), formando a primeira turma feminina da corporação, marco que passou a ser celebrado internamente como o Dia da Policial Militar.

Placa comemorativa relembra a primeira turma de mulheres inserida na PM no Acre, há 40 anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

“As mulheres têm sensibilidade, sabedoria e capacidade para colaborar efetivamente em todos os setores da nossa sociedade. E não seria diferente nas nossas forças de segurança pública, que contam com o seu efetivo feminino para cumprir as suas atribuições constitucionais”, ressaltou o governador, ao destacar respeito à trajetória feminina nas forças de segurança.

Camelí aproveitou a ocasião para lembrar que fez história ao, pela primeira vez em mais de um século, nomear uma mulher para o Comando-Geral da Polícia Militar, conduzido pela coronel Marta Renata Freitas desde dezembro do ano passado.

Governador destacou respeito e orgulho da trajetória feminina na PM. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Esse fato serve de estímulo para que outras mulheres, que têm as mais diferentes patentes, possam se empenhar nas suas funções, porque na nossa Polícia Militar o caminho está aberto para todas vocês evoluírem nas suas carreiras militares. O nosso governo é, na história do Acre, o que tem mais mulheres em posições de comando nas mais diferentes pastas da gestão; isso demonstra a valorização das mulheres em todos os segmentos”, destacou.

Governador foi o primeiro gestor a designar uma mulher para o Comando-Geral da PM. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador Gladson Camelí afirmou que se orgulha de ter como vice-governadora uma mulher determinada, sempre disposta a colaborar com a gestão. Destacou que Mailza Assis, também à frente da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), representa mais um exemplo da valorização feminina no Estado.

“Para encerrar minhas palavras, quero lembrar de todas as outras mulheres que já passaram nesses 40 anos pela Polícia Militar. Muitas já se foram e outras se reformaram. Mas quero afirmar que o legado de cada uma delas para a glória desta corporação jamais será esquecido”, assegurou.

Maria Inês de Melo fez discurso emocionante ao relembrar sua história na PM. Foto: Diego Gurgel/Secom

Primeiro-tenente PM aposentada, Maria Inês de Melo relembrou os obstáculos enfrentados pelas mulheres na corporação e destacou conquistas importantes ao longo dos anos.

“Era um espaço exclusivo para os homens. Essa trajetória teve muitos desafios, mas também muitos avanços”, afirmou. Para ela, um dos marcos mais significativos foi a unificação do quadro da PM. “Considero a unificação uma das conquistas mais importantes, porque deu às mulheres o direito de chegar ao mais alto posto da carreira, que é o de coronel”, completou.

Evento foi marcado por homenagens e reconhecimento. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a celebração, um ato simbólico representou uma reparação histórica. Após 40 anos de atuação, foi entregue a placa que marca a inserção das mulheres na PMAC.

Ao receber uma placa em homenagem e também prestar reconhecimento ao governador Gladson Camelí, a coronel Marta Renata destacou a importância do gesto simbólico voltado às mulheres na Polícia Militar durante a cerimônia.

A gestora lembrou que na entrada do Comando-Geral havia placas para todas as primeiras turmas da polícia: a primeira turma de soldados, a primeira de sargentos. “Mas nós, em 40 anos, não tínhamos uma placa simbólica representando a inserção das mulheres na corporação”, apontou.

Celebração contou com resgate da história das mulheres na PMAC. Foto: Diego Gurgel/Secom

Após agradecer ao governador, “O senhor nos proporcionou esse reconhecimento”, Marta Renata convidou quatro mulheres presentes no evento para representar todas as que fizeram parte dessa trajetória.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: