Municípios acrianos vão receber mais R$1 milhão para investir em capacitação

“Quando o plano municipal de saneamento é bem elaborado fica muito mais fácil implementar ações como tratamento da água, de coleta e descarte adequado do lixo, entre outros", observou Gladson.

Seis municípios das regiões do Juruá, Alto Acre e Baixo Acre vão ter R$ 1,1 milhão garantidos até 2018 para capacitar técnicos na área de saneamento básico. O senador Gladson Cameli (PP-AC) ressaltou nesta quarta-feira (17) a importância da liberação dos recursos previstos em convênio entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Universidade Federal do Acre (UFAC).

“A capacitação ainda é a melhor ferramenta para garantir práticas saudáveis. Quando o plano é bem elaborado fica muito mais fácil implementar ações de tratamento da água, de coleta e descarte adequado do lixo, de limpeza da cidade e de tratamento de esgotos. Medidas que fazem parte do saneamento básico. É por isso que apoio investir em educação”, disse Gladson ao receber a notícia do próprio Ministério da Saúde.

As prefeituras de Acrelândia, Bujari, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves e Xapuri, além de instituições de ensino, conselhos de classes, servidores da Funasa e prestadores de serviço vão ser beneficiados. Os técnicos serão capacitados para elaborar a minuta do plano municipal de saneamento básico.

Gladson Cameli também faz parte de um grupo parlamentar internacional, ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS), que trata de ações legislativas para fortalecer a saúde pública. “Hoje vivemos um surto de males diretamente ligados à falta de, ou ao mal funcionamento das ações de saneamento, que são a dengue, o zika vírus e a chikungunha. No primeiro semestre deste ano foram notificados 1.325 casos suspeitos de zika em todo o Acre e outros 7.276 casos suspeitos de dengue. Temos de ser responsáveis para atuar de maneira preventiva e não resolutiva. E a capacitação é uma ação preventiva”, observou Gladson.

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!

Comentários

Siga nas redes sociais:

Receba Novidades