Gladson traça estratégia de trabalho para garantir recursos à UFAC

A reunião tratou de estratégias para sensibilizar gestores a garantir recursos no Orçamento Geral da União de 2017 para implantar o curso de medicina nos campi de Cruzeiro do Sul e Brasileia.

O senador Gladson Cameli recebeu, nesta quarta-feira (09), em Brasília, o reitor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Minoru Kinpara, e o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Rid, acompanhados do deputado estadual Nicolau Júnior (PP-AC). Junto com a equipe técnica do gabinete, a reunião tratou de estratégias para sensibilizar gestores a garantir recursos no Orçamento Geral da União de 2017 para implantar o curso de medicina nos campi de Cruzeiro do Sul e Brasileia.

Será feito um trabalho intenso na Sudam, Suframa, BNDES e outros órgãos para que disponibilizem recursos para a instituição. “Já temos pactuado com alguns órgãos a liberação desse dinheiro e o seu apoio é fundamental”, esclareceu Kinpara ao senador Gladson Cameli.

Senador Gladson Cameli (PP-AC) com Minoru Kinpara (dir), Alexandre Rid (esq) e o deputado estadual Nicolau Junior (PP-AC). Foto: Assessoria

“Eu sei da capacidade de administração de vocês e vou me empenhar na liberação desse aporte financeiro. Sei que a aplicação é por conta do planejamento de vocês. Já conversei com o relator do Orçamento de 2017, o senador Eduardo Braga, e, se for necessário, vou pedir a cada parlamentar da bancada do Acre que destine uma parte da indicação deles para a UFAC”, explicou Gladson aos gestores da universidade.    

Kinpara disse que, por causa da estrutura já existente, a oferta do curso de medicina em Cruzeiro do Sul demanda menos recursos que para o campus de Brasileia. “Já temos lá o curso superior de enfermagem, então há laboratório, biblioteca e demais suportes. Precisamos estimular a pesquisa, a ciência e a inovação para incentivar os profissionais doutores a ficarem na região norte. Apenas 3% dos pesquisadores brasileiros estão em nossa região. Necessitamos fugir dessa realidade com urgência”, afirmou o reitor.

O senador acriano também assumiu o compromisso de trabalhar para que o laboratório multidisciplinar previsto para o campus de Rio Branco seja construído. O complexo permitirá, entre outros serviços, certificar a produção alimentícia do estado. “Tenho conversado com muitos empresários que estão reticentes em investir no Acre. A oferta desse laboratório, com certeza, será um estímulo, principalmente para a cadeia produtiva de pescado”, avaliou Gladson Cameli.

O reitor da UFAC também convidou o senador Gladson Cameli para a solenidade de posse dos dirigentes da universidade no Ministério da Educação, na tarde desta quarta-feira.  O professor recebeu 85,96 % dos votos e fica no cargo até 2020. O senador Gladson aproveitou o encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para reiterar a importância dos investimentos nas universidades públicas, com ênfase na educação superior do Acre.

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!

Comentários

Siga nas redes sociais:

Receba Novidades