Em parceria com a Sudam, Gladson Cameli incentiva oficinas profissionalizantes de marchetaria

Para valorizar e promover a marchetaria do Acre, o senador Gladson Cameli (PP-AC) pediu a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), nesta última sexta-feira (15), em Cruzeiro do Sul, para apoiar projeto que visa regionalizar arte e divulgar o estado por meio da oferta de oficinas profissionalizantes para crianças e adolescentes.

A estrutura do projeto conferida pelo superintendente da autarquia, Paulo Roberto Correia, junto ao parlamentar, no bairro Formoso. Eles visitaram a oficina de marchetaria, para definir com o artista Marqueson Pereira os últimos detalhes da parceria que será estabelecida com a prefeitura municipal.

 

 

O projeto idealizado por Cameli, além de regionalizar a arte milenar vai atender 260 crianças e adolescentes em situação de risco, e pessoas de todas as idades em Cruzeiro do Sul, interessadas em aprender o trabalho com as cores naturais da madeira inspirado na floresta amazônica. 

Para o senador Gladson, os investimentos da Sudam consolidarão um trabalho pioneiro que tem a referência da Amazônia. “A ação vai levar cultura aos bairros e tirar crianças, adolescentes e jovens da ociosidade. Essa é uma oportunidade de não deixar esse trabalho no esquecimento, pois é necessário valorizar o artista cruzeirense e formar agentes multiplicadores dessa arte milenar”, disse o senador.

“Embora a arte em marchetaria seja conhecida internacionalmente, o domínio da sua construção é bastante restrito. A Sudam tem interesse de apoiar esse projeto do senador,  valorizar essa arte e levar conhecimento sobre ela para crianças, adolescentes e adultos. O artista Marqueson, que é o grande mestre dessa prática artística, concordou em realizar novas oficinas com o objetivo de levar esse trabalho para toda a Amazônia”, disse o superintendente Paulo Roberto.

Linda Bisole, que presta assessoria ao artista, apresentou resultados positivos de ações feitas em parceria com escolas públicas, retirando jovens em situação de risco do mundo das drogas. Para Marqueson, essa é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e garantir apoio social ao município.

“Estamos muito felizes com a iniciativa do senador Gladson Cameli e do apoio da Sudam, pois essa parceria só vem reconhecer e engrandecer o nosso trabalho”, comentou o artista Marqueson.

A Sudam, além de patrocinar as aulas práticas e teóricas, estuda a possibilidade de apoiar a aquisição de máquinas e material para ampliar a oferta dos cursos e promover uma espécie de oficina itinerante por todo o estado do Acre.

 
Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!

Comentários

Siga nas redes sociais:

Receba Novidades