Em encontro com empresários acrianos, Gladson Cameli debate saídas para crise econômica

O senador Gladson Cameli (PP-AC) dedicou o final da tarde desta sexta-feira (01), em Rio Branco, para conversar com representantes da Federação do Comércio, empresários de agências de viagens, do setor hoteleiro e de turismo, na busca de uma solução para o setor aéreo no estado. Nos últimos meses duas empresas: Azul e Gol, anunciaram o fim das operações em trechos aéreos partindo do estado. A reunião foi presidida pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre, Leandro Domingos.

Vários gargalos que prejudicam o setor do turismo e da economia do Acre foram apresentados ao senador, como a restauração definitiva da BR-364, a construção da ponte sobre o Rio Madeira, a construção de uma nova ponte em Epitaciolândia, além da execução das obras da Avenida Marinho Monte, em Brasileia, causas já defendidas pelo senador junto aos ministérios em Brasília. Os empresários solicitaram que Gladson esteja à frente das articulações e no acompanhamento de obras consideradas fundamentais para o turismo e o desenvolvimento.

Cameli lembrou que em Brasília a bancada federal está fazendo a sua parte. O projeto de resolução Nº 55/ 2015, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal​, propõe o fim da “salada” mista do ICMS de querosene cobrado em todos os estados. A partir de sua aprovação a cobrança mínima será de 4% e a máxima de 16%, mas o senador defende que sejam dados mais incentivos pelo executivo de cada estado.

“O impacto da decisão de reduzir o ICMS do querosene nos estados que tiveram essa postura gerou mais oportunidade de negócios, trabalho e renda. Aqui, mesmo diante desse cenário de profunda crise,​ o governo insiste em caminhar na contramão. Quanto a ponte sobre o rio Madeira, BR-364, e a Avenida Marinho Monte, tenho acompanhado pessoalmente o cronograma, visitado in loco, e cobrado do governo federal o repasse dos investimentos. Essas obras não são de um partido, mas do povo do nosso estado", disse o senador.

A superintendente da Federação do Comércio de Rondônia, Sileide de Macedo Ribeiro, participou da reunião através de uma conferência. Ela afirmou que o tema aviação também é de interesse do estado vizinho. O senador se comprometeu em fortalecer o debate na bancada federal acr​i​ana, na  Bancada do Norte e de institucionalizar o diálogo entre os governadores.

ZONA FRANCA VERDE – Através de uma solicitação do senador, a Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e a Federação do Comércio formalizaram convites para a Superintendente da Zona Franca, Rebeca Garcia, visitar o Acre para proferir uma palestra aos empresários locais sobre a implantação da Zona Franca Verde no estado.​

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!

Comentários

Siga nas redes sociais:

Receba Novidades