Cameli anuncia implantação de geradores com energia sustentável para nove municípios acrianos

Benefícios alcançam uma população de 211,6 mil pessoas em nove municípios que viviam da geração de energia de motores ineficientes ou com o fim de vida útil. Cameli fez intervenções junto a Aneel e Eletrobras – Acre no senti

O senador Gladson Cameli (PP-AC) anunciou nesta quinta-feira (8), em Rio Branco, investimentos de R$ 30 milhões para aquisição de novos grupos geradores de energia para os municípios de Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Jordão e Assis Brasil. Os equipamentos contam com tecnologia de ponta que substituirão motores ineficientes ou com fim de vida útil, assim como atender toda a demanda de carga das localidades.

Os benefícios chegam aos lugares mais distantes e isolados da Amazônia, na última fronteira por água com o Peru, em Marechal Thaumaturgo, até Assis Brasil na tríplice fronteira do Brasil com Peru e Bolívia.

“Esses novos motores começaram a ser instalados e até o final do ano vão atender as regiões do Juruá e da regional Tarauacá/Envira, levando a essas localidades energia elétrica suficiente para atender as demandas” disse Cameli.

Os municípios de Assis Brasil e Manoel Urbano já receberam os novos geradores. Para o representante da Eletrobras no Acre, Ricardo Xavier, essa aquisição representa maior economia no consumo de combustível, menos ruído e maior qualidade na distribuição de energia para os consumidores.

“São 7.746 unidades consumidoras assistidas com os novos investimentos, um total de 6.500 kw. Nas cidades mais isoladas a energia que será gerada é sustentável”, garantir Xavier.

As cidades de Porto Walter e Jordão, na região mais isolada do estado, foram as primeiras a receber geradores. Marechal Thaumaturgo vai inaugurar o novo grupo gerador no próximo dia 10 e Santa Rosa do Purus, dia 17.

Ainda segundo Xavier, as intervenções feitas pelo senador Gladson Cameli junto ao Ministério das Minas e Energia e na Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram fundamentais para acelerar o processo de leilão e a implantação dos geradores este ano.

Energia sustentável – Outro fato destacado é a geração de energia através do biodiesel nas cidades de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para a produção do biodiesel as comunidades poderão ser beneficiadas com geração de emprego e renda.

“É um passo muito importante para quem vive no interior, algo que não conseguíamos há muito tempo. Hoje estamos melhorando a qualidade de distribuição de energia para localidades isoladas e distantes” destacou.

Na região do Juruá e Tarauacá/Envira além dos novos motores, os parques de geração estão sendo modernizados. Controladores e painéis de proteção estão sendo trocados. “Tudo para melhorar a distribuição e qualidade da energia oferecida à população da nossa região”, concluiu Cameli. 

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!

Comentários

Siga nas redes sociais:

Receba Novidades